Em 2009, a minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer, em estágio inicial. Esse início foi bem difícil, a começar pela aceitação deste diagnóstico e da constatação da necessidade de ter que dar suporte à minha mãe nas suas tarefas do dia-a-dia e no seu tratamento.
Eu queria ajudar, mas sem retirar toda a independência e a autonomia que a minha mãe ainda possuía. Percebia as dificuldades e iniciei uma busca por soluções. Entendi que o cuidar pode ser algo bem complexo e desafiador e que o conhecimento acerca do tratamento medicamentoso e não-medicamentoso, poderia nos trazer mais tranquilidade e qualidade de vida.
Criei um blog de nome “Projeto Cuidador Ativo” com a intenção de estimular outros cuidadores a manterem as suas vidas ativas, enquanto cuidavam de seus familiares. Em seguida, lancei e ajudei a produzir um evento mensal de nome “Projeto Sal da Vida” que tinha a intenção de promover lazer e descanso para familiares que cuidam.
Estudei algumas práticas integrativas como o Reiki Usui (níveis 1, 2 e 3 com Marina Seif e Tikura), a Meditação (Instituto Ísvara, Bia Rossi, Felipe Marx e Danielle Sade) e Aromaterapia (Aromaflora, IMBRA, Vera Guedes e Gorethi Moura). Participei ainda de cursos como Cuidados Paliativos (SOTAMIG), Cuidadores de Idosos (UNIMED BH) e Psicologia Positiva (dra. Sofia Bauer). Entrei para a organização de um “Grupo de Apoio” para familiares de pessoas com Alzheimer, o GAFA, onde permaneci por alguns anos.
Em 2023 lancei o canalcuidadorzen no youtube, onde disponibilizei ferramentas gratuitas para cuidadores que têm o interesse e a necessidade de manejar o seu próprio estresse. Sei o quanto pode ser desgastante cuidar de um familiar fragilizado e ainda tocar a sua própria vida, levando em consideração os seus mais variados aspectos: financeiro, social, saúde, espiritual, entre outros.
Neste momento, curso uma pós-graduação em Gerontologia (Puc Minas) e trabalho auxiliando na produção de conteúdos educativos para cuidadores familiares e profissionais na empresa de cuidadores de idosos Leveza do Afeto, aqui em Belo Horizonte.
A partir de uma vontade antiga, que venho gestando por alguns anos, proponho a criação deste espaço virtual de orientação para aquelas pessoas que acabaram de se tornar cuidadores de seus familiares e que necessitam, com urgência, ter acesso a ferramentas capazes de organizar e melhorar o desenvolvimento desse cuidar.
Aqui exponho os resultados de meus estudos e experiências e apresento parceiros capazes de me ajudar a desenvolver e a promover a ideia deste percurso educacional do cuidar.
Se você acabou de se tornar um familiar que cuida, esse espaço é para você! E se você quer ajudar esse cuidador, esse espaço é para você também! As redes de suporte são fundamentais para sustentar um cuidar saudável e bem sucedido.
Seja bem vindo (a)!
Com carinho,
Julia.
